O MUNDO REALMENTE PODE ACABAR EM 2012.

De tempos em tempos, a atividade solar atinge picos; isso acontece a cada 11 anos, aproximadamente.

Atualmente a atividade solar já é intensa, já que o próximo pico acontece em 2012.

Essa semana surgiu um anel, ou filamento, de magnetismo, com aproximadamente 400 mil quilômetros de diâmetro, na superfície do Sol.

Filamento

A imagem está em escala, aquele ponto representa o tamanho da Terra em relação ao Sol. O anel está marcado pelas setas brancas.

Sim, é muito grande.

Ao norte do filamento formou-se um ponto de radiação ultra-violeta, que poderia gerar uma “faísca” a qualquer momento; o tamanho dela seria diretamente proporcional ao tamanho do anel.

Essa faísca é, na verdade, uma ejeção de plasma feito de prótons

e elétrons, ou, em bom português, radiação eletromagnética.

Na segunda-feira, a Terra estava exatamente na mira desse ponto, ou seja, se a ejeção de plasma acontecesse, nos atingiria em cheio. Para melhorar, se a ejeção for grande, o filamento inteiro pode começar a ejetar plasma em nossa direção.

Isso mesmo, um tiro de uma arma com um cano de 400 mil quilômetros de diâmetro.

Erupção Solar

Hoje aconteceu uma erupção, mas foi pequena. De qualquer forma, a Terra já não está mais na linha de tiro, dado o deslocamento do anel, que por sinal já atingiu 500 mil quilômetros de diâmetro.

Na prática, um “tiro” de plasma não destruiria a Terra, mas paralisaria todo o sistema de distribuição de energia, gerando um blackout global que tomaria meses, se não anos, para ser consertado. Também paralisaria satélites e qualquer forma de rádio-comunicação.

Nada de luz, refrigeração, cirurgias ou qualquer outra atividade que dependa de eletricidade para acontecer. E antes que alguém diga que é possível fazer uma cirurgia sem eletricidade, eu vos lembro que a esterilização dos instrumentos acontece em aparelhos elétricos, para não mencionar a necessidade de utilizar equipamentos de vídeo em alguns casos.

O auge de tudo isso acontece no próximo ano, quando o planeta pode ficar novamente (e várias vezes) na mira da arma. Isso porque a erupção que aconteceu hoje foi pequena, não afetando o anel, que continua crescendo e passeando ao redor do Sol.

O fim do mundo não parece tão absurdo agora, parece?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...